Aleatório
0

Ressaca da Superexposição

Ressaca da superexposição - Adriana Neves

Se o tema é ressaca você pode imaginar um pouco sobre o que tenho a dizer aqui… Ressaca, por si só, não remete a nada agradável, mas você já ouviu falar em Ressaca da Superexposição?

Ressaca da Superexposição é um termo que eu criei… (Na verdade não sei se alguém criou antes de mim, mas com este nome não foi.) para explicar o estranho sentimento de quando você se superexpõe a algo.

Óóóóó… Não me diga!

Então deixa que eu, não só digo, como também explico.

Em alguns momentos da vida, ou da semana, você está mais quieto, na sua, sem ser visto, sem aparecer, sem ser notado. E aí está tudo maravilhosamente bem. Nada a se comprometer, nada a julgarem, nada a declarar…

No entanto, existem momentos em que você precisa se expor, seja de forma física, seja nos meios online. Não digo daquelas exposições vergonhosas clássicas que ficam registradas nos feeds e nas conversas da esquina, isso já tem nome: se chama Ressaca Moral. Estou falando daqueles momentos em que você dá a cara, em uma reunião, em uma apresentação, no ambiente de trabalho, em uma conferência, ou mesmo em uma roda de amigos.

Você literalmente dá a cara a bater, se mostra, apresenta seu ponto de vista, se expressa e aparece. Sai daquele ponto de inércia e se coloca no campo de batalha, digamos assim. E se sente confiante… e que tudo o que você diz e expressa faz todo o sentido do mundo.

Bom, não sei se já aconteceu com você que está lendo este texto. Comigo já e continua a acontecer.

E assim como a ressaca, vinda da ingestão de bebida alcoólica, passa um tempo e você sente uma ressaca dessa superexposição, como se você estivesse despendido muita energia naquilo, se mostrado demais e se colocado em uma situação de vulnerabilidade, como se você não pudesse ter feito aquilo.

Como quando você bebe demais na balada, faz merda e no outro dia acorda com um único pensamento: O que foi que eu fiz?

Algum psicólogo de plantão poderia me ajudar a responder a esta questão. Andei pesquisando no Google, mas não encontrei uma justificativa lógica ou estudos que dêem base para minha teoria.

Talvez a teoria seja tão única, que só eu mesma me sinta dessa forma. Então ela acaba fazendo sentido só para mim. Não sei.

Por isso, quis compartilhá-la, para saber se não estou sozinha no mundo. Você, já sentiu a Ressaca da Superexposição alguma vez? Diz que sim, vai… Vamos montar os Superexpositores Anônimos e quem sabe um dia nos libertaremos do vício de dizer o que a gente pensa e ser quem a gente realmente é, mas que, com tanto medo do que os outros vão pensar, se castiga com uma ressaca daquelas.

Meu Deus, por que escrevi este texto sobre o que sinto quando exponho minha opinião? Essa não! O que foi que fiz?

Textos parecidos com este

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Leia também