Dizem que Minas Gerais é um micro-Brasil. Talvez pela sua localização (entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Goiás), ele reflete um pouquinho do que é o todo Brasil.
Um lugar que não aparece com frequência nas buscas do Google quando se digita “Brazil”. Perde espaço para pontos turísticos mais publicitados, mais clichês.
Nas últimas eleições, o resultado no estado de Minas Gerais se assemelhou muito ao resultado do país. E eu, que sempre amei o estado mineiro, passei a vê-lo como uma amostra do que os brasileiros são, como vivem, o que querem.
— Pausa dramática —
Sim, nós, brasileiros, também não conhecemos exatamente como somos. Ficamos presos ao que vemos ao nosso redor — no bairro, na cidade, no estado… Poucas são as pessoas que conseguem compreender quem são aqueles que vivem na nossa região. Acabamos criando uma imagem estereotipada de um paulista, um carioca, um nordestino (porque Nordeste, claro, é uma localização só).
— Volta após ironia (É bom não deixar dúvidas quando é ironia) —
Minas é um lugar estratégico. E isso vai além da política.
Então, para quem quer conhecer o Brasil e o brasileiro, certamente Minas Gerais é um bom lugar para começar. Você jamais vai esquecer.
Foto: Luiz Felipe S. C. via Unsplash