Aleatório
2 Comentários

Não convém fazer escândalo de começo…

Não convém fazer escândalo de começo

“Não convém fazer escândalo de começo. Só aos poucos é que o escuro é claro.” [Guimarães Rosa]

Já ouvi essa frase algumas vezes, nas palestras de Mario Sergio Cortella, ou rodando por aí pela Internet. Gosto da frase, vejo sentido nela… Mas outro dia atrás fiquei pensando sobre as suas possíveis interpretações. (Sim, eu sou dessas que fico ‘filosofando’ quando esqueço que tenho muitas coisas importantes para me preocupar…)

Mas bora!

O que seria esse tal escândalo (na minha cabeça)?

A preocupação extrema sobre algo que pode acontecer, ou que já aconteceu, ou que não tem mesmo solução?

Ou então… seria uma exposição exagerada de algo que ainda é, digamos, embrionário. Alguma mudança de atitude que ainda está na fase inicial?

Eu gosto das duas interpretações.

Preocupação exagerada

No primeiro caso, quando há algum problema a ser resolvido, não convém fazer escândalo de começo. Não adianta ficar remoendo algo que no momento atual não há muito a ser feito. Claro que não devemos ter a cabeça tão fria que nunca tal preocupação ganhe forma e se consiga chegar a uma solução.

Mas não convém fazer escândalo de começo. O que hoje parece estar perdido ou sem remédio, depois de um tempo, conseguimos assimilar, distanciarmo-nos do problema e chegar a algo razoável.

Se há algo possível de ser feito agora, faça. Se não, prepare-se com cautela e paciência para o momento oportuno.

Divulgação precoce

No segundo caso, quando está começando algo (pode ser um curso, um regime, uma prática nova de exercícios, qualquer coisa), não convém fazer escândalo de começo.

Isso é bem visível nas redes sociais. Quando alguém começa a fazer algo novo e já sai divulgando a sua motivação inicial, mas que com o passar do tempo aquilo acaba por não se sustentar. Não que esta seja uma regra, mas acontece nas melhores famílias. Ninguém está imune a uma falha no meio do percurso.

Vale mais a pena começar, ir aos poucos, pegar o jeito, começar a colher os resultados e, depois sim, compartilhar com suas conexões. É aos poucos que o escuro é claro.

É aos poucos que tudo vai se iluminando, que vamos pegando as ‘manhas’, que as coisas vão se concretizando. Tudo no início é turvo, é complicado, é difícil. Mas tudo o que pode um dia ser feito, começa pelo começo.

Foto: Josh Sorenson, via Unsplash

Textos parecidos com este

2 Comentários. Leave new

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Leia também