O que Newton tem a ver com motivação.
De acordo com o Princípio da Inércia, de Newton, um corpo em repouso tende a permanecer em estado de repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento constante (a menos que uma força atue sobre ele).
Esta afirmação sempre esteve presente nas minhas reflexões e tem tudo a ver com motivação. Porque motivação é isso: manter-se ou não parado. Permitir-se ou não ser influenciado por fatores alheios. É física pura!
Há momentos em que tudo parece estar estacionado, sem ritmo e sem fluxo. E, quanto você fica estático, mais tem a tendência a permanecer dessa maneira.
Aí vem a famosa procrastinação, aquela senhora que insiste em nos manter no mesmo lugar.
Alguns recursos tecnológicos também contribuem. O feed infinito das redes sociais e os episódios intermináveis de séries cujos roteiros são mesmo feitos para te prender ao sofá são apenas alguns exemplos.
Mas o contrário… Pode ser surpreendente!
Muitas vezes sentimos um Start que faz com que o nosso corpo siga um fluxo natural, movimento após movimento. Uma atividade leva à outra e, quando percebe, já fez muitas coisas.
Sabe quando você quer levar à sério a academia e dá o primeiro passo? Ou quando começa a colocar em prática aquele seu antigo projeto pessoal?
A primeira lei de Newton está diretamente ligada à motivação. Você tem o pontapé inicial, mas precisa continuar em movimento constante. Um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.
Tente utilizar a física como aliada para alcançar as suas metas. Faça da sua mente o propulsor para continuar. Insista. Muitas vezes vai ter de empurrar-se, gerar um movimento inicial para alcançar metas cada vez maiores.
Deixe-se influenciar também por fatores externos para seguir na direção que almeja.
Quando sentir que está estagnado, tanto numa análise diária de comportamento, como numa avaliação de vida, lembre-se: um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Move on!
Foto: Jerry Wang