Algumas pessoas já me perguntaram o que significa o número 66 nos meus posts de treino.
Eu sempre publico uma foto nos stories com um valor de 66 (tipo 203/66), seguindo uma contagem que, à primeira vista, pode não fazer sentido. Se 66 é o número final, como pode haver algo superior a ele antes da barra?
A explicação vem do livro ‘A Única Coisa’, de Gary Keller e Jay Papasan.
Os autores defendem que o tempo necessário para consolidar um hábito é de 66 dias. (Eu ainda tinha a ideia dos 21) Então, quando comecei a ir à academia, passei a contar os dias com o objetivo de chegar a esse número.
Esse livro me ajudou também porque, nesse mesmo capítulo, eles explicam a curva da motivação: depois de alguns dias eu ficaria desmotivada e esse seria o momento em que provavelmente desistiria. Saber com antecedência quais sensações eu teria foi uma grande ajuda para entender como superar essa fase.
Eu me lembro exatamente de quando isso aconteceu. E pensei apenas uma coisa: “Esse desânimo é natural. Eu sabia que isso ia acontecer. E se eu persistir só mais um pouquinho, vou atravessar a curva que o livro mencionou.”
Mas por que continuo contando os dias?
Porque, sempre que conto, percebo o quanto já ultrapassei a meta inicial. Isso me lembra que o treino já virou um hábito e o quão longe já ultrapassei a meta.
A adoção de um hábito é sempre uma grande conquista para se comemorar — todos os dias. 🙃
(E eu gosto de comemorar as coisas… escrevendo!)
Foto: Íris Juana, Unsplash